terça-feira, 19 de abril de 2016

Auto afirmação nas coisas de cima

"Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano..." (Filipenses 2:3-7) 


Lendo esses versículos pude perceber algumas coisas, e a partir disso estive analisando a nossa sociedade e a cultura em que vivemos. Hoje em dia a maioria das pessoas buscam auto-afirmação, seja através de um corpo bem definido, um estilo de vida elevado, ou até mesmo através das redes sociais como Instagram, Facebook e afins. 
Com certeza alguém de nós já se deparou com aquele amigo que posta fotos nas redes sociais de toda as suas conquistas e seus feitos.
Se auto-afirmar na verdade é uma íntima necessidade de ser aceito pelo meio. Pessoas que se auto-afirmam procuram sempre estar em destaque, ser o centro das atenções, e dificilmente conseguem enxergar as pessoas que estão ao seu redor.  A auto-afirmação faz com o que o ser humano deixe de olhar para dentro de si, olhando apenas para o seu exterior, para aquilo que faz e tem, e não aquilo que é.
Fingir comportamentos e atitudes para agradar os outros é extremamente prejudicial. A opinião do outro tem um valor importante na constituição da auto-estima, da auto-imagem, porém não podemos permitir que só a partir do outro possamos tecer um julgamento de nós mesmos.  
Antes de tudo precisamos olhar para dentro de nós e termos uma percepção equilíbrada e realista a respeito de nós mesmos. 
Vale ressaltar que no meio cristão esse mecanismo de auto-afirmação também se prolifera, muitos cristãos estão deixando de lado a tarefa que Deus lhes deu para fazer aquilo que agrada o povo, aquilo que lhes convém, aquilo que lhes faz aparecer.  
Muitos cristão também deixam de desenvolver sua espiritualidade e centram-se mais em mostrar sua religiosidade para os outros.
 Quem nunca viu ministros de louvores se perderem em meio a fama? Adoradores que não souberam lidar com a auto-afirmação.
 Isso me levou a pensar que na maioria das vezes temos o costume como seres humanos de nos vangloriarmos de coisas que na verdade não são méritos apenas nossos: "minha faculdade", "meu título", "meu ministério". 
É claro que na vida muitas coisas conquistamos por esforço e boa vontade, porém se pararmos para analisar nem o nosso esforço é nosso,  o ar que respiramos, a vida que temos, tudo o que somos não é nosso, vem de Deus. 
 Se realmente soubéssemos  o valor das coisas, se realmente tivéssemos essa consciência todos os dias, teríamos mais de mil motivos para sermos gratos, pois não temos razões para nos auto-afirmarmos, mas temos muitas razões para nos auto-afirmarmos em Deus, pois foi graças a Ele.
Essa auto-afirmação em Deus nos permite desenvolver um sentimento de gratidão, além de estreitar nosso relacionamento com Ele. A gratidão é um dos sentimentos que nos faz refletir sobre a vida e atribuir valor a ela, logo, faz bem para a saúde mental.
 Quando atribuímos os méritos a quem de fato os merece (no caso Deus), permitimos que um ser tão perfeito possa participar das nossas escolhas e feitos da vida, permitindo desta forma desenvolver uma segurança naquilo que fazemos, temos e  somos. 
Jesus é o maior psicólogo que existiu, quando Ele nos deixou algumas lições , e quando ele deixou o seu testemunho, Ele sabia quais comportamentos seriam saudáveis espiritualmente e psicologicamente para o ser humano, se auto-afirmar em Deus é um deles.    

0 comentários:

Postar um comentário

© Pensando com o coração e com o cérebro, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena