sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

2016

A cada iniciar de ano traçamos metas a serem alcançadas. Muitas dessas metas estão relacionadas às várias áreas de nossas vidas, mas será que dentre essas metas destaca-se o cuidado à saúde mental?

Atualmente crescem os índices de transtornos mentais que afetam desde a primeira infância até a terceira idade. 

Diante do cenário político, econômico e ambiental que vivenciamos no nosso país e no mundo, bem como o avanço frenético da tecnologia e dos meios de comunicação, a cada dia que passa somos mais cobrados a acompanhar esta constante evolução que nos rodeia. Questões como o excesso de informações e alto ritmo de trabalho são fatores que podem nos levar ao adoecimento psicológico. Estima-se que 5% da população mundial sofra de depressão a cada ano (OMS, 2012), sendo esta a doença que mais afeta a qualidade de vida.


Embora nos dias de hoje muitas pessoas estejam preocupadas com sua saúde física e alimentação, existem ainda muitas pessoas que são resistentes a cuidar de sua saúde psicológica. Todo transtorno mental ou desiquilíbrio emocional traz sérios prejuízos à qualidade de vida e saúde integral do ser humano. Para as doenças psicológicas existem vários tratamentos, desde o medicamentoso até a psicoterapia. Não deixe para amanhã aquilo que lhe incomoda hoje, pois sem saúde mental não há saúde. Que possamos iniciar 2016  tendo como meta cuidar bem de todas as áreas de nossas vidas, desde a biológica, psicológica, social, até a espiritual. Com carinho, desejo a todos boas festas e feliz 2016. 

Psicóloga Meire Helen Andrade Marones, CRP 12/13445

0 comentários:

Postar um comentário

© Pensando com o coração e com o cérebro, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena